sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O lugar de Maria na Teologia Cristã

Maria é uma das personagens bíblicas mais discutidas da teologia cristã. Na verdade, a importância demasiada a Maria não se dá pelo fato de ela ser a mãe de Jesus, mas muito mas porque os católicos a transformaram em deusa, mãe de Deus, padroeira, concebida se pecado, sempre virgem , mediadora, advogada, intercessora, co-redentora, senhora de todos etc.

Esqueceram-se da humildade de Maria (Lc 1.48), quando ela mesmo afirma que Deus atentou na humildade de sua serva, e construíram para ela alteras, catedrais, santuários, cidades e muito mais importante do “cristianismo” Esqueceram-se que, no cristianismo,só um deve ser adorado: Deus, que encarnou em Cristo.

É bom lembrar também que Maria não passou de um instrumento de Deus para trazer Jesus ao mundo. Depois disso, principalmente no livro de Atos, na Igreja iniciante, ela não teve nenhuma destaque.foi uma crente como todas as demais mulheres da Igreja primitiva.

Então, como Maria se tornou a “Nossa Senhora” do catolicismo romano?

O culto à virgem Maria teve início na Igreja Católica Romana no ano 609 com Bonifácio IV, ao mesmo tempo em que a invocação dos santos e dos anjos. Em 803, no Concílio de Maguncia, foi instituída a festa a Assunção de virgem Maria. Em 1125, aparece pela primeira vez ns cânones de Leão idéia da imaculada concepção de Maria e só em 1317, João XXII ordena a reza “Ave Maria”. O dogma da imaculada conceição de Maria só foi proclamado em 1854 por Pio IX.

Essa é, pois, a prática histórica da religião Cristão adulterada pela igreja de Roma e que está em contradição com a verdade bíblica e os ensinos apostólicos. Essa é uma pratica idólatra herdade de outros cultos pagãos mais antigos (babilônicos, helênicos e outros) em que o culto da divindade feminina era muito freqüente. Essa divindade foi cristianizada com a simples mudança de nome. Maria se tornou uma deusa por decisão da Igreja Católica, não por Deus.

O lugar de Maria na teologia cristã é de instrumento da bênção de Deus para o mundo. É claro que a bíblia está cheia de homens e mulheres usados por Deus para realizar a sua obra. Da mesma forma que o senhor usou Moisés,Isaias,Débora, todos os patriarcas, todos os profetas e todos os seus servos em todos os tempos, Ele usou Maria para cumprir a mui sublime a missão de dar á luz o salvador do mundo. Vale salientar que o fato de Deus usar uma pessoa para uma obra grandiosa não a transforma em um deus ou em alguém sublime.

Maria, mãe de Jesus, foi um vaso escolhido. Quando Gabriel disse-lhe “Salve, agraciada”, Maria respondeu “Eis aqui a serva do senhor”(Lc 1.28,38). Ela foi escolhida e chamada para cumprir a missão de dar a luz ao Filho de Deus e a cumpriu fielmente, tendo uma vida normal como qualquer outra mulher, vivendo com seu marido José, de cuja união vieram a nascer filhos e filhas. A profecia de que uma virgem daria a luz o salvador do mundo se cumpriu em Maria porque ela aceitou ser o canal (Is 9.6). Jesus foi, segundo a bíblia, seu primogênito(Mt 1.25)depois dessa missão, Maria se tornou uma esposa e mãe como qualquer outra mulher. Cuidou de sua casa e teve filhos(Mt 12.46). Depois, congregou na Igreja Primitiva(At 1.14), onde não teve nenhuma destaque. Ela foi apenas uma serva de Deus.

Aliás, quando Jesus iniciou seu ministério, Maria tentou ter um destaque de mãe sobre Ele, mas o mestre deixou claro que ela já tinha cumprido sua missão e não tinha nenhuma função especial no seu ministério. Quando Jesus estava pregando, ela chegou, chamou-o e Jesus deixou que o ministério era dele e que Maria não tinha poder sobre seu ministério(Mt 12.46-50). No casamento em Caná, Jesus responde com a mesma firmeza depois de uma intervenção de Maria. “Que tenho eu contigo?” (Jô 2.3-4). Jesus estava ensinando que tinha um compromisso com o Pai. Quando Ele estava entre os doutores, afirmou para sua mãe:* Convém cuidar dos negócios do meu pai” (Lc 2.49).

O único ensinamento que Maria deixou para ser seguida está em João 2.5: “Fazei tudo quanto ele vos disser”. Então,os evangélicos são, nesse sentido, os maiores seguidores de Maria, porque estão se esforçando para cumprir tudo que Jesus disse e nunca tentando seguir a Maria ou colocá-la como mediadora entre Jesus e a Igreja (idéia que Maria não aprovaria de forma alguma). Maria é apenas nossa irmã e serva de Deus.


Fonte: Blog Upanema para Cristo

2 comentários:

william disse...

gostei de seu comentário, foi muito útil para mim.

Anônimo disse...

Comentário com visão pessoal! Comentário sem qualquer mensão filosófica ou teológica. Se tudo na bíblia fosse como estão escritas, o próprio Jesus seria um ser de contradições. Exemplo: Mt 5,17 - "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim revogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido." Jesus aqui explica sobre as leis que foi dado à moisés, mas em João 13,34 ele diz: "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis". Ou seja, para aquela época, dimensionar uma nova lei ou qualquer outra coisa parecido era blasfêmia. A visão sobre Maria é a mesma, onde na bíblia Grega ou Hebraica diz que Maria tinha filhos de sangue. Maria não fui uma mulher escolhida, foi A mulher escolhida, pois antes do ventre já fazia parte do plano da salvação. Maria é o marco da humanidade onde o diabo perde suas forças, pois a própria vem envolta de graça, sem pecado original, pois foi envolta no ventre de sua mãe sem a marca do pecado, ou vc vai dizer que Jesus veio de um ventre cheio de pecado?! Quando Maria nasce, Lúcifer se vê derrotado, pois assim que eva (imagem filosófica da mulher) comeu o fruto proibido, todos os decendentes nasceriam do pecado original. Maria é a mostra para os olhos humanos que Deus, até nisso, se faz presente através de sua própria criação. Onde diz na bíblia que José teve filhos de sangue, assim como os pastores tem filhos a sua proteção como homem de Deus, porque Maria não. Se João - Apóstolo - era de outra família, poruque na cruz Jesus teria dito (Jo 19, 25-27): "Mãe, eis aí o teu filho. Filho, eis aí tua mãe."? Como explicar isso a não ser pela filosofia e da sapiencialidade do entendimento, do que o Senhor quiz dizer? Maria não é deusa, nem redentora, mas veneramos por ser o marco na história e por mostrar a satanás que ele foi derrotado através da criação do próprio Deus. Waldney - Professor de História e Antropologia