sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Dependência de Deus

O Apóstolo Paulo escrevendo aos cristãos de Roma, na epístola endereçada a eles, no capítulo 11, versículo 36 faz uma declaração importante a respeito de nossa relação com Deus. Ele deixa bem claro que devemos depender do Senhor, visto que somos dele, ou seja, viemos dele (Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.).

Partindo da idéia de que viemos de Deus (somos criaturas dele), logo ele deve ter domínio sobre nós. Mas ele nos deu o livre arbítrio, permitindo que o ser humano faça a escolha entre se submeter ao seu criador, ou viver à parte dele.

Mas como Deus tem domínio sobre tudo, ele não abriu mão do direito de julgar a todos. Isso implica que, mesmo aqueles que resolvem viver distantes de seu criador, seja desconfiando de sua existência, seja rebelando-se contra sua autoridade, ou mesmo, fingindo um relacionamento com ele. O Senhor há de julgar a todos. Ninguém escapará dessa prestação de contas. Ninguém, também, poderá acusar Deus de injustiças. O Senhor sempre foi, e continuará sendo, compassivo para com aqueles que se arrependem de seus pecados e buscam o socorro de seu criador.

Já para aqueles que escolheram uma vida separada de Deus, para poder fazer tudo o que lhes agrada, resta uma expectativa de juízo eterno. Está bem claro que a humanidade, ao longo de sua história, tem se distanciado, progressivamente, de seu patrono. Isso se apresenta nas mais diversas formas, desde aquelas mais sutis, como a falsa religiosidade, passando pela indiferença, chegando até ao ateísmo declarado.

Eu tenho dito que esse distanciamento deliberado é uma posição muito cômoda para aqueles que não querem se submeter à vontade de Deus. Ora, se é verdade que Deus não existe, logo a Bíblia é falsa, o céu (como recompensa para os fiéis é uma ilusão), o inferno (como juízo para os rebeldes é fantasia), o juízo de Deus é balela. Dessa forma, cada um deve viver da maneira mais fácil possível ("comamos e bebamos que amanhã morreremos").

Nessa perspectiva, todos os cristãos fiéis seriam as pessoas mais idiotas deste mundo, visto que fazem opção pela renúncia aos prazeres temporais, visando uma vida de verdadeiro prazer, nas mansões celestiais.

Mas eu tenho plena certeza de que o verdadeiro caminho de viver é aquele explanado pela Bíblia. Vale a pena renunciar ao que for necessário, para poder ficar ao lado de Cristo. Todo aquele que negar a si mesmo e tomar a cruz de Cristo (sofrimentos os mais diversos), terá a vida eterna. Já aqueles que procuram "aproveitar" todas as formas de prazeres ao seu alcance, perderão a vida eterna e terão como sorte a morte eterna (separação definitiva de Deus) e, sofrerão para todo o sempre as inimagináveis aflições, reservadas para o Diabo, seus anjos e todos aqueles que desprezaram a Deus e sua palavra.

Nenhum comentário: