terça-feira, 8 de setembro de 2009

Ditadura cultural no Brasil

Eu sempre digo que a sociedade brasileira é ditadura no que se refere aos valores culturais. Isso está bem visível, quando observamos o direcionamento dos investimentos governamentais e de grandes empresas para o financiamento das atividades culturais.

Se investe no resgate e na divulgação da cultura dos afro-descendentes, dos índios e imigrantes.

Fora do aspecto racial (ou de povos), ainda se investe na cultura popular: carnaval, festas juninas, festas religiosas, folclore etc. Além do investimento pesado que se faz, ainda se defende com todo o entusiasmo, que a preservação dessas tradições são imprescindíveis para a preservação da identidade nacional.

Até aqui, tudo bem. Mas existe um segmento da cultura brasileira em que não se investe nada, e ainda, existe um esquema organizado para combatê-lo com todo o entusiasmo e forças. Estou falando da cultura dos evangélicos brasileiros.

Mesmo todo mundo sendo consciente de que a cultura evangélica, em nenhum aspecto, é prejudicial ao país, ela sofre um combate inigualável, em todos os setores da sociedade.

Basta ligar a TV, vai ter lá alguém lá ridicularizando algum aspecto da cultura evangélica. Se vamos participar de uma palestra, o convidado, se queixando de doutor nisso ou naquilo, está lá zombando da cultura evangélica. Se o aluno vai para a escola, tem sempre um professor de plantão para criticar de sua cultura evangélica. Se olhamos para o Congresso Nacional, lá está lotado de parlamentares criando leis que tentam, até mesmo, impedir que os evangélicos preguem sobre determinados assuntos. Resumindo: onde o evangélico vai, depara-se com algum rolo compressor querendo o esmagar.

O que será que está acontecendo? Qual o mal que os evangélicos fazem ao Brasil? Será que é porque nossas festas não movimentam as delegacias de polícia? Será que é porque nossa cultura não fomenta a "indústria" do narcotráfico? Será que é porque não contribuímos para o aumentos das doenças sexualmente transmissíveis? Será que é porque não consumimos bebidas alcoólicas? Ou será que é porque entre os evangélicos existe um menor índice de analfabetismo? Pode ser que seja pelo fato de os evangélicos, por meio da pregação do evangelho de Cristo, tirarem mitas pessoas do submundo do crime, das drogas, da mendicância etc.

Mas eu tenho uma resposta para tudo isso. A cultura evangélica é duramente combatida, pelo simples fato de existir em todo o mundo uma crescente oposição aos princípios cristãos. A humanidade está cada vez mais longe e inimiga de Deus.

O apóstolo Paulo vaticinou que "o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho".

Portadores dessa cegueira, os governos investem pesado no carnaval que tantos males traz à sociedade. Contratam bandas que vêm incentivar a juventude a ingressar na prostituição e no consumo de bebidas alcoólicas. Esses são apenas os dois exemplos mais gritantes.

Nenhum comentário: