domingo, 5 de abril de 2009

Estado fundamentalista

O Estado brasileiro é laico, ou seja, separado da religião. Isso é o que vaticina a Constituição da república Brasileira. E na prática isso funciona?

A Carta Magna em seu Art. 5º, Parágrafo VI garante a liberdade de consciência e de crença, mas isso nem sempre é observado pelo próprio Estado Brasileiro.

Basta andarmos em muitas repartições públicas, que de entrada nos deparamos com símbolos do catolicismo. Mas o estado não é laico? Sim no papel, mas na prática Roma ainda impera desavergonhadamente.

Mas não pára apenas nesse tipo de falta de respeito às outras religiões. O que dizer das escolas? Nessas, as crianças, na maioria dos casos, são constrangidas a "engolirem" determinadas práticas religiosas, sem sequer terem seus pais consultados.

A LDB diz que o ensino religioso nas escolas é facultativo para o aluno e que os pais devem ser consultados no ato da matrícula. Isso acontece? Nunca.

Vamos a um exemplo de abuso. Hoje, em nossa cidade, ocorreu um movimento de caráter religioso. As escolas da cidade receberam a solicitação para liberarem os alunos para participarem do tal movimento. Até aqui, tudo mais ou menos, uma vez que ninguém é forçado a participar.

Mas, segundo um pai de aluno, que me parou quando eu ia para a escola hoje à tarde, a escola do filho dele ofereceu uma nota no valor de 3 (três) pontos na disclina de Ensino Religio para os alunos que participassem do evento religioso. Isso é não é interessante, uma vez que constrange os alunos a participarem de um ato religioso que pode não ser de seu agrado. Em segundo lugar é ilegal por transparecer que a escola tem uma religião oficial, ferindo os princípios constituicionais que classificam o Brasil como um país laico.

É verdade que os alunos não foram obrigados a participar, mas precisa de uma obrigação maior do que essa? Aluno funciona movido a nota. Afinal, quem perdeu os três pontos está numa desvantagem de 30% de aproveitamento no bimestre.

Mas eu acredito que abusos desse tipo vão acabar quando os pais ficarem mais atentos e exigirem o cumprimento da lei para que esse país seja justo para todos os brasileiros.

Fonte: http://www.oficiodoprofessor.blogspot.com/

Nenhum comentário: