domingo, 7 de dezembro de 2008

O primeiro século do Cristianismo

A Igreja teve sua fundação na GALILÉIA, província do do atual Estado de Israel. O Senhor Jesus, após ser batizado por Jão Batista no Rio Jordão, começou a formar um grupo de pessoas, que depois de um treinamento inicial, os enviou de dois em dois anunciando o Evangelho do Reino.

Concluído seu Ministério, com sua morte, já ressuscitado, apareceu a eles e os comissionou para pregar o Evangelho a todas as pessos, em todos os lugares.

A partir desse momento, o Livro de Atos dos Apóstolos registra os primeiros anos de atuação dos apóstolos. Mas a Bíblia encerra-se com Livro do Apocalipse, por volta do ano 95, quando o evangelista João estava preso da Ilha de Patmos, por causa da perseguição empreendida contra o cristianismo pelo Império Romano.

A primeira onda de perseguição contra a igreja veio no ano 64, quando o imperador romano, Nero, incendiou a cidade de Roma com o objetivo de contemplar o fogo da Torre de Mecenas e, para se limpar de tamanha atrocidade, atribuiu a culpa aos cristãos ali residentes,desferindo-lhes um suplício indescritível.

"Alguns foram vestidos com peles de animais ferozes, e perseguidos pelos câes até serem mortos, outros foram crucificados; outros envolvidos em panos alcatroados, e depois incendiados ao pôr do sol, para que pudessem servir de luzes para iluminar a cidade durante a noite. Nero cedia os seus próprios jardins para essas execuções e apresentava, ao mesmo tempo, alguns jogos de circo, presenciando toda a cena vestido de carneiro, indo umas vezes a pé no meio da multidão, outras vendo o espetáculo do seu carro".

O martírio do Apóstolo Tiago

Nesse mesmo período martirizaram o Apóstolo Tiago, conhecido pelo povo como "o justo, devido sua vida de oração e santidade. Este foi apredejado dentro do Templo judeu, mas antes de expirar recebeu umas pauladas e faleceu.

A execução de Pedro e Paulo

Diz-se que Pedro sabendo que ia ser crucificado, pediu para ser de cabeça para baixo, por se recusar a morrer da mesma que seu Mestre, Jesus.

Já Paulo foi poupado da crucificação e morreu degolado, no mesmo dia da morte de Pedro.

A morte de Nero

O infame imperador morreu às suas próprias mãos, no ano 63. Depois de sua morte a igreja teve um descanso de trinta anos. Por essa época subiu ao trono romano o imperado Domiciano e, depois de quatorze anos no poder rebentou uma perseguição geral à igreja.

Perseguição a João

Pouco se sabe desse período de perseguição, mas é corrente que foi nessa época que o Apóstolo João foi desterrado para a Ilha de Patmos. Segundo a tradição, antes do desterro, o imperador mandou lançá-lo em uma caudeira de óleo fervente, mas por um milagre, saiu ileso. Vendo o imperador que não podia destruir o corpo do apóstolo, o lançou naquele lugar terrível, para trabalhar forçadamente nas minas. Só não morreu por lá, porque o imperador teve uma morte inesperada, sendo o apóstolo liberto. Em seguida voltou para Éfeso, onde escreveu o seu Evangelho e as epístolas que têm o seu nome. Morreu ali com cem anos de idade.

Heresias

Mesmo nessa época difícil, a igreja já começou a sofrer com o mal das heresias (doutrinas falsas). A principal delas foi o gnosticismo. Era um amontoado de erros que teve origem na cabala dos judeus, uma ciência misteriosa dos rabinos, que se baseava na filosofia de Platão e no misticismo dos orientais. Se tratava de um suposto conhecimento, acessível apenas a alguns iniciados.

Nenhum comentário: