sexta-feira, 11 de abril de 2008

Sobre mim I

A partir desta postagem, estarei, de quando em quando, publicando alguns retalhos de minha história. Não sei se você terá interesse em conhecer-me.

Sou filho de Francisco Garcia de Araújo, mais conhecido como "Chico Paraibano", por causa de sua origem (São Mamedes-PB) e de Antonia Alda Gondim de Araújo, "Tonhita", como é conhecida por todos.

Nasci no dia 15 de dezembro de 1974, no Sítio Baixa do Juazeiro, propriedade rural, pertencente ao tio de meu pai, conhecido como Antonio Benvindo.

Meu pai veio morar neste município, no final da década de 60, para, juntamente com seus irmãos João Paraibano e Julião (os três irmãos, todos solteiros à época, e morando com a minha avó "Dona Felismina", que era viúva, e hoje, já falecida) administrar a citada propriedade do tio, que havia adquirido essa fazenda aqui em Upanema.

Meu pai, apesar de sua pouca instrução educacional, por nunca ter freqüentado regularmente uma escola, sempre foi dominador das quatro operações da matemática e consegue ler e escrever com certo desembaraço.

Já minha mãe, filha de Erasmo Gondim e Dona Severina (ambos já falecidos), apenas conhece as letras do alfabeto e consegue ler com muita dificuldade. Porém, conseguiu nos ensinar as primeiras letras, para que não chegássemos na escola, totalmente "analfabetos de pai e mãe", como diz no jargão popular.

Tenho três irmães Maria Aparecida, Francineide e Gilvaneide e um irmão: o Clóvis. Além destes, faleceram mais três irmãos, quando ainda crianças.

Nenhum comentário: