domingo, 22 de março de 2009

Evangelho: teoria ou prática?

A mensagem de nosso Senhor Jesus Cristo foi por ele mesmo entitulada de Evangelho. A palavra Evangelho significa notícia boa. Jesus veio trazer uma notícia boa para a humanidade: a salvação para os pecadores que se arrependessem de seus pecados.

Um detalhe importante da mensagem de Jesus é que ele falou de assuntos da vida prática do ser humano. Na verdade, o Evangelho não é uma mensagem limitada ao nível do pensamento humano, mas é uma mensagem que tem como objetivo principal nortear a vida do seguidor de Cristo.

Aceitar a Cristo significa andar de conformidade com o evangelho. Implica que a pessoa vai mergulhar na doutrina de Cristo e fazer as mudanças necessárias nos seus costumes, modo de pensar, agir, para que sua vida passe a ser totalmente dirigida por cristo. O apóstolo Paulo escreveu em sua epístola aos Gálatas 2:20 "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim".

Para isso, Jesus teve o cuidade de ensinar aplicando toda a sua doutrina divina na vida prática das pessoas. Quando falou de amor ao próximo, ele afirmou que devemos socorrer aqueles nos odeiam, nas suas horas de dificuldades.

Falou da justiça, do perdão, da pureza sexual, da fidelidade conjugal, do relacionamento dos cristãos com o mundo, de como o cristão deve lidar com as finanças, enfim, de como deve ser o caráter cristão.

Jesus sempre falou da vida prática, para que a sua mensagem produzisse um efeito prático na vida de seus seguidores. Sempre dizia: "para que o mundo veja que vocês são meus seguidores".

Esse mesmo estilo de pregar foi seguido pelos apóstolos. A mensagem deles também era um ensino prático. Veja um texto do apóstolo Paulo: Efésios 4. 24-32 - "E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo.
Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós. Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo."

Infelizmente, nos dias atuais existe um evangelho teórico. É uma mensagem que não fala de aspectos práticos da vida. O pregador fica fazendo barulho, com muita conversa mole, diz que prega a Palavra de Deus, que é homem de Deus etc., etc., etc. Termina a mensagem e não diz nada da mensagem do Evangelho.

O povo se cria nessa atmosfera de mensagens vazias. Consequentemente, vive vazio de Deus, faz tudo o que não agrada a Deus, porque não há quem diga o que o agrada ou deixa de agradar.

Visivelmente esse quadro sombrio se alastra por entre as igrejas evangélicas. Muitos que se dizem evangélicos, não fazem nenhum esforço para ser diferente do mundo pervertido. Como consequência, não têm mais autoridade para testificar de Cristo.

Para complicar mais o quadro, quando os verdadeiros cristãos saem para anunciar o Evangelho verdadeiro, se deparam com as inúmeras críticas aos comportamentos de muitos evangélicos. Isso nos coloca numa situação constrangedora. As pessoas nos perguntam se os tais indivíduos são crentes. Não temos outra saída, senão dizer que aqueles que se dizem cristãos, mas não vivem o Evangelho, estão sujeitos à mesma condenação daqueles que não professam fé aevangélica.

Mas a Palavra de Deus nos afirma que o Senhor sempre tem aqueles que não se dobram aos apelos do Diabo. Foi assim que aconteceu no período que a igreja se dobrou ao Império Romano. Teve aqueles que não aceitaram a corrupção religiosa instaurada. Muitos deles pagaram com a própria vida, mas finalmente, a Reforma Protestante conseguiu vingar.

Hoje, já está necessitando de uma reforma da Reforma Protestante.

Que Deus começe a levantar os precursores desse movimento, se é que ele já não o fez!