quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Abrindo fogo contra o mundanismo

O escritor aos Hebreus, no capítulo 1, versículo 9, diz que Jesus amou a justiça e abrorreceu a inqüidade, por isso, Deus o ungiu com óleo de alegria mais do que a seus companheiros.

Há muitas pessoas dispostas a amarem a justiça, ou seja, fazer o bem, o que é correto, mas não conseguem se colocar contra o pecado, o mal. São aquelas pessoas que acreditam conseguir ganhar alguém por esse lado, um tanto educado, polido.

A Bíblia é muito clara, quanto a isso. O cristão precisa ter posições firmes contra o pecado. João Batista precisou pagar com a própria vida, mas não abdicou de dizer a verdade contra a vida desregrada de Herodes.

Não podemos ficar omissos, quando vemos o avanço do pecado contra os padrões bíblicos. Não podemos deixar de alerta as pessoas do perigo do pecado. Precisamos ter coragem para dizer ao povo que não adiante dizer que crê em Deus e fazer tudo o que desagrada a ele.

É necessário ter coragem para dizer aos que freqüentam as igrejas da necessidade de santidade na vida. Não adiante se dizer cristão e viver uma vida sem nenhuma transformação. As pessoas lá de fora da igreja precisam ver a diferença entre aqueles que servem a Deus e os que não o servem.

Hoje, mais do que nunca, se faz necessário uma posição firme contra o pecado e o mundanismo, uma vez que tem surgido uma enchurrada de grupos, daqueles que se dizendo cristãos, apresentam um estilo de vida muito longe dos moldes bíblicos.

Site Upanema Para Cristo

Temos a satisfação de anunciar a criação do Site Upanema Para Cristo. É o visível progresso do trabalho editorial do jovem obreiro Ericlênede Dantas e sua equipe. Muito em breve o site estará no ar para prestar serviços à comunidade evangélica de nossa cidade. Cremos que o citado meio de comunicação vai ser um canal de bênçãos para os navegadores da internet.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Seminário para juventude

A UMADUP - União da Mocidade da Assembléia de Deus em Upanema estará realizando um seminário para a juventude local nos dias de carnaval.

O evento terá início no próximo sábado, às 14h30, no templo da igreja. Às 19h, será realizado um Culto Evangelístico.

No domingo, às 9h haverá Escola Bíblica Dominical. Às 14h30, mais um Estudo Bíblico. Às 19h, Culto Evangelístico.

Na segunda-feira, segue a programação de estudos bíblicos e Culto Evangelístico, à noite.

Na terça-feira, pela manhã, a mocidade irá à comunidade de Umari para um dia de recreação. Às 19h, no Templo Central, será o encerramento do evento.

A ministração da Palavra ficará a cargo do Dc. Carlos Morais (Mossoró) e o Dc. Moabe (Mossoró).

Participe! Deus tem algo melhor para oferecer!

Um evento desse nível tem uma grande importância porque funciona como um escape para aqueles que não querem passar os dias de carnaval sendo bombardeados com o barulho infernal, vindo das ruas.

Além disso, torna-se um meio de fortalecimento da fé daqueles que são bombardeados com as tentações advindas das festividades mundanas.

domingo, 27 de janeiro de 2008

Mossoró revela novidade missionária

O Coordenador de Missões da Assembléia de Deus em Mossoró, o Pr. José Hermínio Pereira, divulgou, hoje, no Programa "Voz Evangélica de Mossoró", apresentado na Rádio Difusora de Mossoró, que a missão de Mossoró contribui, mensalmente, com uma quantia de cem Dólares para cinco famílias de missionários nativos. Não informou quem são esses misionários, muito menos como andam esses trabalhos, nem em quais países trabalham.

Aguardemos mais informações!

Gostaria de salintar a importância da divulgação dos trabalhos de missões. A igreja se sente feliz em saber que suas contribuições estão produzindo frutos espirituais. Saber que vidas estão sendo libertas dos vícios, da idolatria etc. faz com que sintamos mais prazer em contribuir com essa grande obra.

A Bíblia diz que o Apóstolo Paulo, sempre que encerrava uma viagem missionária, trazia as notícias daquilo que Deus estava fazendo. A igreja, ao tomar conhecimento dessas informações vibrava na presença do Senhor (At 14.27).

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O cristão e o carnaval

Será possível um cristão participar do carnaval? Parece uma pergunta sem sentido, uma vez que essa festa é uma verdadeira afonta ao cristianismo. Mas por incrível que pareça, o carnaval é uma festa que faz parte do calendário cristão.

No início, o carnaval era uma despedida da "carne", para se entrar na Quaresma, período de abstinência de carne. As pessoas, nessa festa, abusavam dos manjares, logo em seguida, na quarta-feira de cinzas, iniciava-se a abstinência.

Hoje, parece meio sem sentido essa explicação, uma vez que os foliões não são, necessariamente, ligados à Igreja Romana. Mas isso é um fenômeno das sociedades ocidentais. Em todos os países de tradições cristãs, as pessoas estão cada vez mais distantes das igrejas. Se analisarmos com cautela, veremos que ainda hoje, a festa continua antecedendo a Quaresma. Um outro detalhe importante: a quarta-feira de cinzas é um "dia santificado". Outro detalhe, a Igreja Romana não tem uma crítica contundente ao carnaval.

Analisando biblicamente, podemos concluir que o cristão verdadeiro não pode coadunar com essas festividades, pois fomos chamados do mundo para servir a Deus em novidade de vida. O Apósto João nos diz em sua primeira epístola, cap. 2, versículo 15, que não devemos "amar o mundo, nem o que no mundo há". Ele ainda diz que "se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele".

Nós, cristãos protestantes, vamos continuar combatendo o carnaval, mostrando para as pessoas que essa prática se opõe a Deus e sua Palavra. Lembrando também, que essa festa não se trata de uma brincadeira, momentos de alegria, como alguém propaga por aí. É um período de muita destruição e prejuízo para a humanidade. É só analisar o noticiário na quarta-feira de cinzas para constatar isso. Sem se falar naqueles dados que não são divulgados, como por exemplo, a quantidade de pessoas que contraem doenças sexualmente transmissíveis, os jovens que são encaminhados para as drogas, as famílias que são arruinadas, por causa da infidelidade conjugal etc.

Finalmente, lembremo-nos disso: "E o mundo passa, e sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade e Deus permanece para sempre.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O cristão pode julgar?

Todo mundo sabe que o cristão não pode julgar o próximo. O que ninguém sabe é o fundamento desse conhecimento. Quem proibiu o julgamento?

Sempre que se fala sobre esse assunto, se faz a citação das palavras de Jesus em Mateus, capítulo 7. Vamos fazer uma análise do texto em apreço. Vejamos que Jesus criticou aqueles possuidores de uma trave no olho e se propõem a tirar o argueiro no olho de seu irmão. Para estes juízes, ele aconselhou-os a, primeiro, tirar a trave do olho e, em seguida, estará apto a tirar o argueiro do olho do outro. Até nessa situação, ainda poderá haver julgamento. O que está muito clara é a proibição do julgamento por parte daqueles que também estão errados. Estes não têm autoriade nenhuma para julgar os outros.

Mas vamos analisar o texto de 1 aos Coríntios 5. 1-13. Paulo fala de casos de pecados na igreja de Corinto. Ele critica os membros isentos daqueles pecados porque eles estavam tolerando aquela imundícia no meio deles. Os acusa de não estarem tristes por aqueles horrendos pecados. Em seguida, o apóstolo disse que havia determinado que os tais cristãos devassos fossem "entregues a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus".

Paulo conclui dizendo que o julgamento dos de dentro da igreja, deve seve ser feito pela própria igreja. Já os de fora, Deus os julgará (v.11-13).

E agora? Como sustentar o suposto mandamento de total proibição do julgamento?

O que temos observado durante os anos de fé é que os propagadores dessa meia-verdade, são aquelas pessoas desejosas de viver na libertinagem, sem dar satisfação a ninguém. Afirmam se submeter somente a Deus. Dizem que ninguém precisa saber de suas vidas. Quando alguém fala de seus pecados, saem com essa de que ninguém pode julgá-los.

Infelizmente, esse ensino tem se alastrado no meio dos cristãos. Existe, hoje, a espécie de um "Sindicato do pecado", ou seja, uma defesa intransigente do direito de pecar sem ser criticado.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Cosmovisão Cristã

"Cosmovisão é a maneira como as pessoas percebem o mundo, isto é, como elas pensam conhecer ou entender o mundo" (Revista nº 8 - Curso de Missões da EMAD). Dessa forma, podemos dizer que a cosmovisão cristã, é a maneira como os cristãos vêem e compreendem o mundo.

O cristão precisa conhecer os princípios bíblicos para poder ter uma visão de mundo pautada naquilo que é a visão de Deus. Não podemos fugir disso. Não podemos ter uma visão própria, e com ela, sair fazendo uma leitura dos fatos que nos cercam. Precisamos, sempre, buscar fazer nossas análises, a partir do que a Bíblia preconiza.

Não devemos nos preocupar quando alguém afirmar que não temos opiniões próprias. O apóstolo Paulo afirmou: "agora, não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim". Aqueles que não falam segundo conforme os princípios bíblicos, falam de acordo com uma visão mundana, materialista, ou mesmo, diabólica. Isto porque, o homem não consegue ser neutro, ele está sempre sendo influenciado por alguma corrente ideológica.

Dentro dessa visão, o cristão sempre está em confronto com o mundo. Ele precisa combater o pecado que cresce numa escala geométrica. Por essa posição de cristãos, somos odiados, caluniados e perseguidos. Mas isso não é nenhuma novidade para nós, Jesus já havia nos alertado: "eles, antes me perseguiram".

Vamos nos manter fiés ao nosso Senhor, independente daquilo que nos sobrevenha. Este blog se propõe a isso. Espero que Deus nos use como formadores de mentes sadias.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Primeiras palavras

Este blog se propõe a expressar os pensamentos de quem procura descobrir a mentalidade do Senhor Jesus Cristo. O apóstolo Paulo diz, escrevendo aos Coríntios que nós temos a mente de Cristo. Ter a mente de Cristo é pensar como Cristo pensa, falar como Cristo fala, agir como Cristo age. Isso não é tarefa fácil para ninguém, mas é o mínimo que se exige de um verdadeiro cristão, ou seja, um seguidor de Cristo.